sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A TEORIA NA PRÁTICA: USO DE TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃOi





O texto é o lugar de interação de sujeitos sociais. É um construto histórico e social, complexo e
multifacetado. Instrumento de manifestação da linguagem que não pode prescindir de uma
dimensão social. É uma unidade de sentido.

Considerar o texto, como unidade de ensino, tem sido a base do processo ensino-aprendizagem,
desde a década de 1980. Ele foi eleito ponto de partida e de chegada deste processo, propiciando
atividades de leitura, de produção e de análise lingüística. De acordo com esta concepção, letras,
fonemas, sílabas, palavras e frases soltas são descartáveis no ensino da língua em detrimento do
texto como unidade básica de ensino e os gêneros textuais como objeto de ensino.

Partindo deste pressuposto, não se pode conceber o processo de alfabetização sem desvinculá-lo da
noção de texto, concebido como lugar de enunciação e produto de interação verbal. O texto deve
constituir-se em objeto de conhecimento para o ensino e aprendizagem da língua. É nele que esta se
configura em sua "concretude".


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